Trabalho de Conclusão do Curso de Psicologia da UNIFAJ
Nas últimas décadas, a Psicologia do Esporte foi definida como o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e as aplicações práticas de tal conhecimento, Rubio (2004a).
Considerada uma ciência e uma disciplina de aplicação relativamente nova, a Psicologia do Esporte tem buscado desenvolver métodos e paradigmas para avançar na aproximação entre teoria e prática, grande preocupação da
área nos últimos 30 anos, Rubio (2004a). Ou seja, durante um bom período observou-se, de um lado, pesquisadores retidos em seus laboratórios produzindo pesquisa básica e, de outro, os clínicos próximos de atletas e técnicos no contexto de treinamento e competição, investigando a aplicação. O resultado desse distanciamento foi que cada qual produziu, a seu modo, conhecimentos específicos seja no âmbito dos contextos esportivos individuais como coletivos, tratados, quase todos eles despregados do contexto nos quais eram produzidos. Se conduzidos dialogicamente, esses estudos poderiam conseguir maior avanço da área, tanto no que se refere à produção do conhecimento, como na organização de novas pesquisas, considerando que parte dos estudiosos estava atuando em ambiente natural, enquanto outros estavam nos laboratórios. O paralelismo venceu a cooperação. Apesar disso, a Psicologia do Esporte tem se tornado um importante campo de pesquisa e atuação.